Sobre Nós

Fundada em 1937, a icónica Adega Machado situa-se no coração do Bairro Alto, a mais genuína zona de Lisboa. Em junho de 2012, reinventou-se sob a égide do Fado & Food Group. O projeto arquitetónico renovou a imagem do espaço, numa harmoniosa fusão entre a sua rica história e uma estética contemporânea que o transformou num espaço expositivo.
A marcante fachada, obra do artista Thomaz de Mello, cativa o olhar. No interior, a admiração percorre os três pisos, onde se desvendam registos fotográficos da sua trajetória e imagens artísticas.
A sala principal, espreitável através de uma discreta vigia, acolhe os clientes no aconchego do “L” que o espaço define – uma homenagem a Lisboa. A alma da cidade pulsa na canção que ali nasceu e ecoa, nesta Casa de Fado com portadas em forma de coração, no bulício da rua e nos sabores da sua mesa.
Concebida para proporcionar conforto e privacidade, a sala de restaurante tem capacidade para 100 pessoas. O palco central, emoldurado por janelas e pelo quadro de José Dias Sanchez, é o local privilegiado onde os artistas sempre se posicionaram, acedendo por entradas estratégicas. O ambiente que se respira é acolhedor, sofisticado e romântico.
No piso intermédio, uma garrafeira elegante convida à descoberta e à aquisição de vinhos das melhores regiões. Descendo por um túnel, revela-se a Sala da Fadistagem, um espaço exclusivo para convívios intimistas ou eventos diversos.
O “Fado Inside the Box” e outros eventos singulares, como o “Find Taste” (experiência enogastronómica) ou a “Desgarrada Vínica” (prova de vinhos), distinguem a Adega Machado.
No terraço, ao cair da noite, o crescente murmúrio do Bairro Alto acompanha um convite a um copo, a petiscos saborosos e a conversas animadas. Este prelúdio perfeito antecede a descida à sala principal para uma noite de fado autêntica: boa companhia, um jantar memorável, a envolvente de um excelente vinho português e a torrente de emoções que o Fado canta.
Adega Machado: onde os segredos ganham voz em forma de canção.